quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lábios ressecados no verão!

Hoje vou contar uma coisa q esta acontecendo comigo a meses e resolvi procurar no google algo para resolver meu problema de "Ressecamento dos lábios". Bom, eu sempre fico com os lábios ressecados durante o inverno,isso é normal devido a exposição ao frio.Certo! Agora,passou o inverno e minha boca continua ressecada e dando umas feridinhas...Confesso que não sou aquela que bebe dois litros de aguá diáriamente,mas também não deixo de beber. E esse ressecamento incomoda muito,atrapalha na hora de usar um batom mais fosco,quem já passou por isso sabe oque eu to falando.Achei algumas causas e dicas de como acabar com isso.


Mais da metade dos americanos sofrem de boca seca (xerostomia) devido ao uso de alguns medicamentos, doenças autoimunes, a terapias de tratamento do câncer e ao envelhecimento natural. A boca seca ocorre devido à falta de fluxo salivar normal. A boca seca pode afetar pessoas de qualquer idade e deve ser monitorada para não causar efeitos mais sérios na cavidade oral.
Qual a causa?
A boca seca pode ocorrer como resultado do uso de medicamentos vendidos com receita médica como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antieméticos, antipsicóticos, sedativos e descongestionantes, entre outros. O uso prolongado de medicamentos de venda livre também pode causar boca seca. As pessoas que se submetem a cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem sentir a boca seca. A terapia de radiação, quando aplicada na região da cabeça e pescoço, tem efeitos mais significativos relacionados com a boca seca, em comparação com cirurgia e quimioterapia. Após terapia de radiação aplicada na região da cabeça e do pescoço, as glândulas salivares irradiadas produzem pouca ou nenhuma secreção salivar e a boca seca pode tornar-se um grande desconforto para os pacientes com câncer oral e da faringe.
Outros exemplos de pessoas susceptíveis à xerosotomia são aquelas que sofrem de doenças auto-imunes como a síndrome de Sjögren, caracterizada por olhos secos, boca seca e doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, polimiosite ou doença mista do tecido conectivo). As pessoas que têm diabetes tipo I, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase e doença inflamatória intestinal, fibrose cística também podem apresentar a boca seca.
A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2).
Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca:
- Secura na boca e na garganta;
- Saliva mais viscosa;
- Aumento de infecções bucais e da faringe;
- Crescimento da placa bacteriana;
- Mau hálito;
- Úlceras na boca;
- Alteração do paladar;
- Aparecimento ou evolução da doença cárie;
- Desenvolvimento de doença gengival e/ou periodontal;
- Dificuldade na fala e deglutição;
- Tratamento da boca seca.

FRUTAS QUE HIDRATAM

Ingredientes:
  • 1 Colher de Chá de mamão ou 1 Colher de Chá de suco de abacaxi
  • 1 Colher de Chá de Manteiga sem sal ou Manteiga de cacau.
Como Fazer:
  1. Aplique o mamão ou o suco de abacaxi nos lábios delicadamente, massageando levemente com a ponta dos dedos.
  2. Enxágue.
  3. Aplique uma manteiga sem sal ou  manteiga de cacau, logo que for absorvida ,sendo possível aplicar então, um Batom, se assim desejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário